A Origem dos Modos: Cardinal, Fixo e Mutável

010
Ursos Sem Curso (Cartoon Network) – Ilustrando as diversas formas de comportamento.

Além dos 4 Elementos, para compreender a estrutura e formação dos Signos é preciso compreender os 3 Modos. Eles são umas das bases que compõe a estrutura dos 12 Signos, portanto vamos estudar a fundo e aprender o que eles são, de onde surgiram e como interpretar os 3 Modos dentro da astrologia: Cardinal, Fixo e Mutável.


Introdução

Conforme vimos no artigo A Origem dos Elementos observamos que existem 4 tipos de temperamentos primordiais, conforme o estudo das Qualidades Primitivas: Quente-Frio, Úmido-Seco. Os 3 Modos também surgem da análise dessas Qualidades Primitivas.

As qualidades Quente e Frio são polos, enquanto Úmido e Seco são transições. Isso quer dizer que Quente e Frio são estáticos e não podem se mover, já o Úmido e Seco são movimentos de transição entre o Quente e o Frio. Observe o seguinte exemplo:

40-calor
No calor a busca é por se refrescar. Relaxar o corpo, roupas mais leves, ambientes mais amplos e ventilados.

Quando você sente calor você não busca mais calor, você busca esfriar o corpo, para isso você toma algumas ações naturais, como: relaxar o corpo, usar roupas mais leves, buscar ambientes mais amplos e ventilados (ações que correspondem a Qualidade Primitiva Úmido), com isso você consegue refrescar o corpo.

Quando você sente frio, você não busca mais frio ainda, você quer aquecer o corpo, e para isso você toma algumas ações naturais, como: tencionar a musculatura para conservar o calor, usar roupas mais densas e pesadas, buscar ambientes mais fechados para que o calor não escape (ações que correspondem a Qualidade Primitiva Seco), com isso você consegue aquecer o corpo.

41-frio
No frio a busca é por se aquecer. Tencionar a musculatura, roupas mais densas e pesadas, ambientes mais fechados.

Porém é impossível ir do calor ao frio só pela sua força de vontade. É preciso tomar alguma ação para mudar esse estado. Calor e frio (sensação térmica) são polos opostos de uma mesma escala (temperatura), assim como Quente e Frio (Qualidades Primitivas) são polos opostos de uma mesma manifestação. E as ações que permitem ir de um polo ao outro são os movimentos de transição. Úmido e Seco são movimentos de transição entre os polos Quente e Frio.


Formação dos Modos

Seguindo essa ideia podemos formar combinações entre os polos e os movimentos, revelando os estágios da transição.

Do Quente para o Frio temos os seguintes estágios:
  • Mais Quente do que Úmido, mas ainda com um pouco de Seco;
  • Mais Quente do que Úmido;
  • Mais Úmido do que Quente;
  • Mais Úmido do que Frio;
  • Mais Frio do que Úmido;
  • Mais Frio do que Úmido, mas já entrando no Seco.
Do Frio para o Quente temos:
  • Mais Frio do que Seco, mas ainda com um pouco de Úmido;
  • Mais Frio do que Seco;
  • Mais Seco do que Frio;
  • Mais Seco do que Quente;
  • Mais Quente do que Seco;
  • Mais Quente do que Seco, mas já entrando no Úmido.
44-Qualidades
Qualidades Primitivas
  • Os momentos onde o polo é maior que o movimento são chamados de Fixos;
  • Os momentos onde o movimento é maior que o polo são chamados de Cardinais; e
  • Os momentos onde beira a transição para o movimento contrário (de Seco para Úmido, ou de Úmido para Seco) são chamados de Mutáveis.

Momentos como: Mais Úmido do que Quente, já entrando no Frio não existem, pois Quente e Frio são polos, e assim como o Polo Norte não toca o Polo Sul, os dois são pontos fixos e não transitam.


Interpretações dentro da Astrologia

Cardinal, Fixo e Mutável são manifestações que indicam comportamentos. Onde o Cardinal inicia uma ação, o Fixo estabiliza essa ação e o Mutável altera a ação estabilizada.

Cardinal / Palavra-Chave: Ação
Comportamento ativo, auto-motivado e independente. Inicia novas ações com muita pressa, agilidade e movimento. Age com bastante entusiasmo e ambição. Negativo: Pode ser imprudente e impaciente devido a pressa, não medindo as consequências de suas ações. Pode dominar e passar por cima dos outros. E pode ter muita energia para começar, mas pouca motivação para terminar. Signos: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

Fixo /  Palavra-Chave: Estabilidade
Comportamento sólido, seguro de si e inflexível. Persiste em seus objetivos até o fim, com muita calma, paciência e estabilidade. Resiste a mudanças já que sua estabilidade o leva a conservar seus hábitos e a manter-se firme em sua posição. Resultados são obtidos a longo prazo, pois desenvolvem suas ações de modo lento e firme, alcançando resultados sólidos e consistentes. Tem grande capacidade de foco e concentração. Negativo:  Pode ser teimoso e intolerante. Muito rígido não suporta nada que seja diferente, e muito inerte resite a qualquer tipo de movimento, podendo penetrar em sua zona de conforto e nunca partir para a ação. Signos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Mutável / Palavra-Chave: Flexibilidade
Comportamento versátil, compassivo e adaptável. Dinâmico interage de várias formas diferentes se adaptando a qualquer tipo de meio. Adora mudanças e diversidade, assumindo várias tarefas ou agindo de várias formas diferentes ao mesmo tempo. Negativo: Pode ser inconstante e indeciso, mudando de comportamento e ideias frequentemente. Pode usar a habilidade de se adaptar a qualquer meio para enganar os outros. E pode ser superficial ao mudar constantemente de interesse, não se aprofundando em nada. Signos: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.


No próximo artigo vamos finalmente juntar os 4 Elementos com os 3 Modos, formando assim a estrutura dos 12 Signos.

Bons estudos e até a próxima. ^^


Bibliografia Recomendada
As Qualidades Primitivas na Astrologia
Autor: G. J. P. de Queiroz
Editora: Pensamento

Astrólogo, Engenheiro e Programador.
Em breve também Pianista, por quê não?
Sol em Capricórnio, Ascendente em Libra, Lua em Peixes.

Tenho constante interesse por assuntos relacionados à espiritualidade e desenvolvimento do ser. Estudo Astrologia há 8 anos fazendo cursos, devorando livros e assistindo palestras. Atualmente estou investindo em formação profissional e especializações.

Quando um engenheiro enxerga um problema, ele encontra uma solução. E é isso o que vejo na Astrologia. Ela não serve para julgar ninguém, muito menos para justificar problemas e defeitos que acabam só levando ao conformismo de uma vida ruim. Muito pelo contrário! Através da Astrologia encontramos soluções, ela ajuda a compreender quem somos e nos ensina a usar nossos potenciais, permitindo assim direcionar a vida conscientemente.

Consultas por WhatsApp: (11) 98429-9452

Contribua você também, deixe um comentário.

This site employs the Wavatars plugin by Shamus Young.