Os Trânsitos Planetários

 

002

As pessoas geralmente tem muita curiosidade nos Trânsitos, pois acreditam que eles vão falar sobre o seu futuro e sobre os eventos que irão acontecer em suas vidas. Veremos do que se tratam os Trânsitos Planetários e como identificá-los.


O que é um Trânsito Planetário? 

A analise dos Trânsitos é uma técnica da astrologia utilizada para correlacionar o padrão natural atual com o padrão natural do indivíduo. Permitindo saber como o indivíduo se relaciona com os padrões naturais de um determinado momento. Revela a sincronia existente entre os ciclos dos planetas e os ciclos da vida.

Trânsito Planetário: é o movimento de translação dos astros pelo caminho da eclíptica. (Sobre o que é a eclíptica leia O Zodíaco).

Traduzindo: Conforme os planetas vão viajando pelo céu, padrões “energéticos” vão sendo ativados em sincronia, e isso pode ser interpretado no seu Mapa Natal. Ao conhecer o padrão “energético” atual, e interpretar isso conforme o Mapa pessoal, é possível compreender como esse padrão “energético” atual e temporário vai agir em sua vida. Isso é um ótimo facilitador de vida para quem souber usar. Vamos fazer uma analogia para compreender melhor:

Você está assistindo o noticiário e a previsão do tempo fala que há 95% de probabilidade de chover forte no dia seguinte. A pessoa que se atentar a isso vai sair de casa com seu guarda-chuvas em mãos, e se realmente chover aquela pessoa não sofrerá nada com aquela situação e de quebra aprenderá que é ótimo ser uma pessoa prevenida. Mas uma pessoa que não se atentar a notícia, vai sair de casa despreparada e pode acabar tomando a maior chuva, tendo que trabalhar o dia todo toda encharcada, com frio e de quebra pega uma baita gripe que ferra o restante de sua semana, no final de tudo isso ela também aprende que seria ótimo se fosse uma pessoa mais prevenida.

Em ambas as situação a pessoa aprendeu a mesma lição, porém uma aprendeu pelo amor e a outra pela dor.

O mesmo se aplica aos Trânsitos Planetários, quem se atenta ao padrão natural vigente saberá como lidar melhor com isso e desfrutar de suas vantagens, aprendendo ótimas lições e crescendo como pessoa, porém ao ignorar totalmente o padrão natural vigente, o universo dará um jeito de você aprender pela necessidade a mesma lição, também te fazendo crescer como pessoa.


Atenção: Isso não é Adivinhação do Futuro!

Astrólogo não adivinha o futuro! Dá mesma forma que você não adivinha que no mês de Junho vai ser inverno. Podemos entender como funciona essa questão de previsão tomando por exemplo as estações do ano. É um fato conhecido de todos que o mês de Janeiro tem o clima quente em sua maior parte, e é justamente por isso que as pessoas tiram férias nessa época do ano e vão para a praia aproveitar o calor.

Agora pense bem, você está adivinhando que o mês de Janeiro será quente? Você está adivinhando que grande parte das pessoas vão tirar férias e ir para praia? Claro que não! Você não adivinhou nada, mas por meio de observação sabemos que quando o ciclo anual se completa, e retornamos ao mês de Janeiro, esse padrão natural de ter o clima quente e as pessoas irem a praia sempre acontece. Da mesma forma sabemos como as pessoas vão se comportar em Fevereiro com Carnaval, em Março com as fortes chuvas, em Abril com a Páscoa, em Junho com as festas juninas e o Inverno, etc… São todos padrões naturais que se repetem anualmente. E não é preciso ser um adivinho para saber disso.


Como Identificar os Trânsitos no seu Mapa Natal?

O processo é simples, mas requer que você saiba ler o diagrama do Mapa Natal: identificando os glifos de cada planeta e de cada signo; e identificando o angulo, signo e casa de cada planeta no seu mapa.

Em breve escreverei um post sobre como ler o diagrama do Mapa Natal. Enquanto isso, vocês podem aprender com esse vídeo:

Primeiro vocês precisam ter em mãos o seu Mapa Natal pessoal. Depois vocês precisam saber onde está cada planeta em trânsito no céu atualmente. Vocês podem ver isso aqui mesmo nesse site, ao lado desse post tem uma tabela com os planetas em cada signo, essas são as posições atuais de cada planeta.

Por exemplo, na imagem a baixo o Sol está atualmente em 11º02′ de Escorpião, a Lua está em 14º12′ de Leão, Mercúrio está em 02º29′ de Escorpião, etc:

planetas-no-momento
Planetas em Trânsito Atualmente no Céu.

Tendo a posição atual um planeta, agora basta identificar a mesma posição no seu Mapa Natal. Por exemplo, Saturno atualmente está em 04º24′ de Sagitário. Refletindo isso no Mapa Natal a seguir temos:

mapa-exemplo-saturno-transito
Mapa Natal com a Posição de Saturno em Trânsito Circulado em Vermelho.

Nessa posição podemos concluir que:

  • Saturno está em Trânsito pela Casa 3 do Mapa Natal;
  • Saturno em Trânsito está fazendo Trígono (120º) com o Vênus Natal;
  • Saturno em Trânsito está fazendo Trígono (120º) com o Marte Natal.

Quais São os Trânsitos mais Significativos?

Levando em consideração que os Trânsitos são eventos temporários, os mais significativos são os Trânsitos que possuem uma duração considerável, nem muito rápidos nem muito lentos. Os mais utilizados são os Trânsitos de Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Trânsitos pelas Casas

Os Trânsitos de Planetas lentos pelas Casas de um Mapa Natal são bem expressivos por conta do tempo que passam em cada uma delas. Tomando como base o tamanho médio de 30º por casa, temos:

  • Júpiter ~1 ano
  • Saturno ~ 2,5 anos
  • Urano ~ 8 anos
  • Netuno ~ 14 anos
  • Plutão ~ de 14 a 30 anos

Exemplo 1: Se você tem um trânsito de Júpiter exatamente no meio de uma casa, isso quer dizer que já se passaram 6 meses e ainda faltam mais 6 meses para o Júpiter em trânsito passar para a próxima casa.

Exemplo 2: Urano em trânsito no primeiro quarto de uma casa, quer dizer que ele já percorreu 1/4 de 8 anos, ou seja, 2 anos. E ainda falta 6 anos para esse trânsito de Urano acabar e passar para a próxima casa.

Porém… Como podem perceber o tempo que cada Planeta lento leva para cruzar uma Casa é muito extenso, levando anos. A boa notícia é que isso não fica o tempo todo ativo. O maior pico é quando o Planeta entra na Casa, fazendo conjunção com a Cúspide da Casa (considerando uma orbe de 5º).

Sendo assim, Plutão e Netuno ficam ativos por volta de 5 anos quando se aproximam da Cúspide de uma Casa, e o restante do período o seu efeito fica amortecido. Já Urano fica ativo por 2 anos e depois fica amortecido também (embora nem tão amortecido assim….). Já Júpiter e Saturno ficam ativos o período todo, mas com uma expressão maior quando perto da Cúspide da Casa.

Trânsitos Fazendo Aspectos

Fora os trânsitos nas casas natais, temos também os aspectos[1] que cada planeta em trânsito faz com os planetas natais. Levando em consideração uma orbe de 5º antes ou depois do aspecto exato, o tempo médio do aspecto de cada planeta em trânsito é:

  • Lua: 8 horas
  • Mercúrio: 5 dias
  • Vênus: 7 dias
  • Sol: 10 dias
  • Marte: 3 semanas
  • Júpiter: 4 meses
  • Saturno: 8 meses
  • Urano: 18 meses
  • Netuno: 4 anos
  • Plutão: 4 a 5 anos

Exemplo 3: Júpiter em trânsito atualmente está a 17º12′ de Virgem, portanto no Mapa Natal de exemplo acima ele estará em Conjunção com o Ascendente Natal e em Quadratura com a Lua Natal. Como são aspectos de Júpiter em trânsito eles têm duração de 4 meses.


Trânsitos de Marte

O Trânsito de Marte também tem um efeito muito legal. Embora não tão profundo quanto os dos Planetas lentos. Marte é ação, vontade, desejo, impulso. Em seu transito ele DISPARA EVENTOS no Mapa. Quando ele passa pela Cúspide de uma Casa ele dispara eventos relacionados aos assuntos daquela Casa, movimentando tudo o que tem dentro dela. Quando ele passa por um Planeta Natal ele também dispara atitudes relacionadas a este planeta.

O efeito do trânsito de Marte também funciona para ativar outros trânsitos em andamento, quando ele encontra por exemplo um Planeta em Trânsito já adormecido como por exemplo Netuno ou Plutão, ele é capaz de disparar a função desses Trânsitos novamente, reavivando a tendência.

O Trânsito de Marte só tem efeito significativo quando ele faz Conjunção com Cúspides, Planetas Natais e em trânsito. E esse movimento dura 15 dias, com pico no dia exato da Conjunção. Analisar esse trânsito é ótimo para escolher datas para eventos e atividades. E também para se preparar para algumas coisas que estão por vir.


[1]. Aspectos são ângulos que os planetas fazem uns com os outros. Um angulo de aproximadamente 0º entre dois planetas e chamado Conjunção, um angulo de 180º é uma Oposição, de 90º Quadratura e de 120º Trígono.

Astrólogo, Engenheiro e Programador.
Sol em Capricórnio, Ascendente em Libra, Lua em Peixes.

Tenho constante interesse por espiritualidade e desenvolvimento do ser. Estudo Astrologia há 8 anos. Possuo formação profissional e atualmente estou investindo em especializações.

Quando um engenheiro enxerga um problema, ele encontra uma solução. E é isso o que vejo na Astrologia. Ela não serve para julgar ninguém, muito menos para justificar problemas e defeitos que acabam só levando ao conformismo de uma vida ruim. Muito pelo contrário! Através da Astrologia encontramos soluções, ela ajuda a compreender quem somos e nos ensina a usar nossos potenciais, permitindo assim direcionar a vida conscientemente.

Formações: Astrologia Moderna, e Engenharia Eletrônica.
Ocupações: Astrólogo, e Desenvolvedor de Software – Criptografia e Segurança Digital.
Interesses: Piano, Livros, Games e Design Gráfico.

Consultas por WhatsApp: (11) 98429-9452

Contribua você também, deixe um comentário.

This site employs the Wavatars plugin by Shamus Young.