A Origem dos Elementos: Terra, Fogo, Água e Ar

004

Compreender os Elementos é o primeiro passo para quem deseja compreender bem os Signos do Zodíaco Astrológico. Eles são umas das bases que compõem a estrutura dos 12 Signos, portanto vamos estudar a fundo e aprender o que são eles, de onde surgiram e como interpretar os Quatro Elementos dentro da astrologia: Terra, Fogo, Água e Ar.


 Tudo Vibra

 “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra” – O CAIBALION

32-planeta-terraA frase acima é a Terceira Lei Hermética, o Princípio de Vibração. Ela revela que tudo o que existe está em constante movimento e em constante vibração. Não é difícil enxergar isso quando nos damos conta que estamos no numa bola de terra, água e gás que gira entorno de si mesma a uma velocidade absurda de aproximadamente 1600 Km/h (são quase 1 Km a cada 2 segundos). Sem contar o movimento de translação (o movimento da terra em torno do Sol), onde Terra percorre a sua orbita a uma velocidade extrema de aproximadamente 100 Mil Km/h, isso é o equivalente a percorrer uma distância de 30 Km em apenas 1 segundo! Imaginem só, viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro em apenas 12 segundos! Pois é, você viaja nestas velocidades absurdas o tempo todo. O Princípio de Vibração pode ser observado nas coisas mais pequenas também, é só olhar para um átomo, a menor partícula que compõe todas as coisas que existem no mundo material, qualquer professor de escola ensina que o átomo está sempre em movimento.

35-atomo

Portanto se tudo se move, tudo vibra, então os padrões naturais (Signos na Astrologia) também são constituído de vibração e movimento.


Qualidades Primitivas

Dois movimentos básicos são o princípio de qualquer manifestação: Expansão e Contração. Podemos observar esses movimentos em coisas grandiosas como o Universo que está em constante Expansão, mas que no princípio (antes do “Big-Bang“) estava em profunda Contração. Mas também podemos observar isso em coisas simples da nossa vida, como em nossa respiração por exemplo. Inspiramos o ar, puxando e contraindo ele para dentro de nossos pulmões, e depois liberamos o ar na Expiração empurrando-o para fora (observe que a respiração é uma vibração onde se manifesta dois movimentos inspirar e expirar, que são fundamentais para manter a vida, sem essa vibração a vida não permanece no corpo físico). Em doutrinas antigas esse movimento é conhecido como Ying e Yang.

34-ying-yang-sign

Essa representação sugere o movimento cíclico vibratório desses dois movimentos, ainda revelando que dentro da Expansão existe um pouco de Contração e dentro da Contração existe um pouco de Expansão. Na Astrologia esse movimento é conhecido como Quente e Frio.

Exemplo: Imagine um carro em movimento em uma estrada, ele poderá se movimentar para frente, descobrindo novas paisagens, percorrendo novas estradas, se expandindo rumo ao desconhecido (Quente), ou então ele pode ir de ré, se movendo para trás, revendo as paisagens que ele já tinha visto antes, percorrendo novamente as mesmas estradas, se retraindo de volta ao seu ponto de partida, sua origem (Frio).

Além de movimento Quente e Frio, as formas e coisas que existem podem ser receptivas ao movimento ou podem responder tensamente (com resistência). Podemos chamar isso de Fluidez e Tensão. Essas são outras duas qualidades primitivas presentes na manifestação. Na Astrologia elas são chamadas de Úmido(Fluidez) e Seco(Tensão).

Exemplo: Ainda pensando no carro em movimento na estrada, como é a forma que ele se movimenta? Ele pode reagir com fluidez (Úmido) ao movimento, se deixando levar sem oferecer nenhuma resistência, se adaptando ao movimento. Se o carro estiver se movimentando para frente ele vai para frente sem nenhuma resistência, acelerando, mas se estiver se movimentando para trás ele vai de ré sem nenhuma resistência, acelerando para trás. O carro também pode reagir com tensão (Seco) ao movimento, se o carro estiver indo para frente ele pode seguir com dificuldade nessa direção, freando, oferecendo resistência, mas se o carro estiver indo de ré, ele vai de ré com resistência, freando (pode ir freando devido a alguma irregularidade na pista, como por exemplo: buracos, curvas e elevações).

Sendo assim, podemos observar que quando o carro facilita e se adapta a direção do movimento ele está reagindo de forma fluída (Úmido) e quando está oferecendo resistência a direção do movimento ele está reagindo de forma tensa (Seco).

Essas são as quatro Qualidades Primitivas
  • Quente – Expansão, mobilidade, calor, atuação;
  • Frio – Contração, adesão, absorção, condensação;
  • Seco – Tensão, coesão interna, rigidez;
  • Úmido – Fluidez, elasticidade, receptividade.

Manifestação das Qualidades Primitivas
  • Manifestação do Quente: Consiste em uma natureza expansiva, impulsiva, voluntariosa, que age de imediato. É um movimento de animo, vivacidade, desejo, otimismo e entusiasmo. Um espírito dinâmico e empreendedor que corre riscos e toma decisões. Age mais pela força da vontade, do desejo e do espírito;
  • Manifestação do Frio: Consiste em uma natureza de contração, reservada, que interioriza e absorve o meio onde está. É um movimento de comodidade com predisposição à tristeza e ao pessimismo. Age mais pela reação de suas observações e percepções, age ponderadamente;
  • Manifestação do Úmido: Consiste em uma natureza fluida e suave, algo delicado e flexível, que assimila e se adapta ao meio onde está. A sua fluidez o torna instável e submissa. É uma forma versátil, maleável, espontânea e ingênua. Age em conformidade com o meio;
  • Manifestação do Seco: Consistem em uma natureza tensa, inflexível, rígida e rigorosa, que mantém a sua posição e resiste a influência do meio onde está. Sua rigidez o torna estável e controlador. É uma forma absoluta, rígida e obstinada. Age com intensidade, veemência, comando e disciplina.

Nas relações humanas podemos entender as Qualidades Primitivas como:

  • Quente – Extroversão, influência social ativa do seu eu pessoal com o meio externo. Expõe o seu eu, compartilhando experiencias, ideais e informações;
  • Frio – Introversão, absorção do meio externo dentro de si mesmo. Retrai o seu eu, absorvendo as experiências, ideias e informações dos outros;
  • Úmido – Fusão do seu eu pessoal com o dos outros. Entra em acordo e cooperação com os demais, se adaptando ao meio social;
  • Seco – Domina os outros impondo o seu próprio eu. Mantém firme sua individualidade, oferecendo resistência ao se relacionar socialmente.

Os Quatro Elementos

As Qualidades Primitivas podem ser combinadas entre si:

  • Quente e Frio
  • Quente e Úmido
  • Quente e Seco
  • Frio e Úmido
  • Frio e Seco
  • Úmido e Seco

Porém é preciso notar que a combinação Quente e Frio e a combinação Úmido e Seco causam uma anulação do movimento. Afinal não é possível expirar e inspirar ao mesmo tempo, nem ir para a frente e para trás ao mesmo tempo, nem acelerar e frear ao mesmo tempo. Portanto sobram apenas quatro combinações possível, e elas são a origem dos Quatro Elementos:

  • Quente e Seco: Fogo
  • Quente e Úmido: Ar
  • Frio e Seco: Terra
  • Frio e Úmido: Água
030-qualidades-primitivas
Os Elementos e as Qualidades Primitivas.

Atenção: É preciso compreender que os Quatro Elementos NÃO estão se referindo literalmente ao Fogo, Ar, Terra e Água. Essas palavras são apenas representações simbólicas.

  • Quando falamos de Fogo, estamos falando na verdade de Vontade e Intuição;
  • Quando falamos de Ar, estamos falando de Expressão, Pensamento, Razão;
  • Quando falamos de Terra, estamos falando de Mundo Concreto, Material; e
  • Quando falamos de Água, estamos falando de Emoção, Sentimento.
38-elementos-estrela-davi
Símbolos que Representam os Quatro Elementos.

39-aang-fire2Elemento Fogo: Animado, espontâneo, ativo e cheio de energia. É movido pela paixão, desejo, vontade e alegria de viver. Quando quer alguma coisa quer para já, e se aventura para conseguir o que deseja sem medir os riscos ou consequências. Por isso pode ser desatento e sofrer acidentes, mas por outro lado correr riscos é uma ótima forma de obter sucesso rápido, portanto é visto como sortudo, mas na verdade é ele que faz sua própria sorte acontecer. Odeia se sentir preso, parado ou limitado. A rotina o incomoda muito, como procura curtir a vida ao máximo está sempre em busca de novas experiências e oportunidades. Pode se identificar com a figura de um herói, que é corajoso e se arrisca para salvar os outros, lançando-se ao perigo sem medir consequências e saindo vitorioso. Gosta de ser reconhecido pelo seu heroísmo e de ver que o risco e o esforço valeram a pena. Mas mesmo com tanto dinamismo, o fogo só age se houver uma boa causa ou motivação, pois ele faz tudo movido pela vontade, pelo desejo e pela paixão. Se o assunto não despertar o interesse dele, fogo não age.  A vida é muito curta para perder tempo com coisas que não valem a pena, então ele vai procurar qualquer outra coisa que o faça se sentir vivo. Signos: Áries, Leão e Sagitário.

39-aang-airElemento Ar: É expansivo e interativo, voltado para as relações sociais e a troca de experiencias, ideias e informações. Comunicativo, interage socialmente com um pensamento ativo, e busca companheirismo e amizade (não é por vinculo emocional e sim por afinidade de ideias). Sabe viver civilizadamente junto aos outros, interagindo de acordo com o meio onde está inserido e vive o momento presente. Possui mente ativa e pensamento rápido, mas tanta velocidade de raciocínio dá a sensação de que os outros são lerdos demais para acompanhá-los. Signos: Gêmeos, Libra e Aquário.

39-aang-water2Elemento Água: Sente e absorve o mundo a sua volta, age conforme suas emoções e instintos, e é guiado por seus sentimentos. Lida muito bem com as emoções, tanto as suas como as dos outros, por isso é compreensivo, conseguindo sentir o que o outro sente. É muito ligado ao passado e as origens, e tem uma percepção diferenciada do mundo, consegue perceber o que está além do mundo físico. Gosta de se envolver emocionalmente com o outro e de construir laços afetivos, buscando estabelecer uma verdadeira união de almas. Por outro lado o envolvimento direto com o emocional, deixa-o muito sensível as emoções, que dependendo do estado podem somatizar no corpo físico. Signos: Câncer, Escorpião e Peixes.

39-aang-earthElemento Terra: É realista e pratico. Sabe lidar muito bem com coisas reais e concretas, por isso tem facilidade para interagir com o mundo físico, acumula bens materiais e sabe desfrutar dos prazeres fiscos: desde uma refeição de ótima qualidade que nutre o seu corpo, até os prazeres do toque e sensualidade. Muito cauteloso, caminha na vida de forma lenta e segura, um passo de cada vez, procurando sempre ir pelo caminho mais seguro e estável. Tem uma grande percepção do futuro, sempre planejando suas próximas ações sabendo onde quer chegar a longo prazo. Sendo assim, sabe lidar muito bem com o dinheiro e com a carreira. Administra tudo com muita cautela, e acaba acumulando muitos bens materiais ao longo da vida. Sua mente é baseada em fatos concretos, e pensa em todas as possibilidades prevendo antecipadamente todos os resultados. Gosta de produzir e de construir coisas concretas e duráveis, muito ambicioso aprender a valorizar tudo o que conquista e quer alcançar altos cargos. Gosta muito de rotina e age com organização, planejamento e disciplina, muito observador está sempre de olho nos resultados e nos riscos, procura sempre seguir os caminhos mais seguros e rentáveis. Signos: Touro, Virgem e Capricórnio.

Para os estudantes de psicologia, os elementos tem correlação direta com os Quatro Temperamentos, sendo:

  • Colérico: Fogo (Quente e Seco): Ativo, dinâmico, impulsivo, raivoso;
  • Sanguíneo: Ar (Quente e Úmido): Inquieto, ansioso, sociável, interativo;
  • Melancólico: Terra (Frio e Seco): Sereno, realizador, prático;
  • Fleumático: Água (Frio e Úmido): Calmo, passivo, absorcivo.

Até a próxima e Bons Estudos ^^


Bibliografia Recomendada
As Qualidades Primitivas na Astrologia
Autor: G. J. P. de Queiroz
Editora: Pensamento

Imagens
Avatar: The Last Airbender (Avatar: A Lenda de Aang)
Série animada co-criada e produzida por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko na Nickelodeon Animation Studios.

Astrólogo, Engenheiro e Programador.
Sol em Capricórnio, Ascendente em Libra, Lua em Peixes.

Tenho constante interesse por espiritualidade e desenvolvimento do ser. Estudo Astrologia há 8 anos. Possuo formação profissional e atualmente estou investindo em especializações.

Quando um engenheiro enxerga um problema, ele encontra uma solução. E é isso o que vejo na Astrologia. Ela não serve para julgar ninguém, muito menos para justificar problemas e defeitos que acabam só levando ao conformismo de uma vida ruim. Muito pelo contrário! Através da Astrologia encontramos soluções, ela ajuda a compreender quem somos e nos ensina a usar nossos potenciais, permitindo assim direcionar a vida conscientemente.

Formações: Astrologia Moderna, e Engenharia Eletrônica.
Ocupações: Astrólogo, e Desenvolvedor de Software – Criptografia e Segurança Digital.
Interesses: Piano, Livros, Games e Design Gráfico.

Consultas por WhatsApp: (11) 98429-9452

Contribua você também, deixe um comentário.

This site employs the Wavatars plugin by Shamus Young.