Os Planetas Retrógrados

007

Muito se fala de planetas retrógrados na Astrologia. Muitos os temem afirmando que eles anunciam maus presságios e que agem de forma trágica em um Mapa Astral. Vamos ver realmente do que se trata esse movimento que tanto assombra os desavisados.


O que é Retrógrado?

A palavra Retrógrado significa: Movimento para trás (retro = para trás; gradi = ir).

Mas sabemos muito bem que os planetas não andam para trás. Então como isso é possível? Veremos que o planeta quando está retrógrado não está efetivamente andando para trás, mas apenas aparenta. E também veremos qual a aplicação prática deles na Astrologia.


Um Pouco de História

Quando homem antigo olhava pro céu a noite ele via milhares de pontos luminosos, e conforme o passar dos dias ele notou que alguns desses pontos se moviam lentamente em linha reta pela cúpula celeste . Para os nossos ancestrais, esses pontos luminosos eram os deuses que anunciavam os eventos na Terra. Mas conforme acompanhavam o movimento dos deuses no céu, eles se surpreenderam quando viram um de seus deuses desacelerar até parar estaticamente em um ponto do céu. E ficaram ainda mais surpresos e apreensivos quando o deus começou e ir para trás!

Isso para os antigos era absurdo e incompreensível. Para eles estava claro que a natureza estava se comportando de forma estranha e inesperada! E como já sabiam que as luzes anunciavam eventos na Terra, quando viam a luz andar para trás, indo contra a sua natureza, eles entravam em desespero esperando que a natureza na Terra também se manifestasse de forma errada e inesperada!

copernic-system
Sistema Planetário por Copérnico.

Até alguns poucos séculos atrás, quando a Terra ainda era considerada como o centro do Universo,  muitos astrônomos repararam nesses movimentos estranhos dos planetas e elaboravam complexas teorias para explicar o porquê e como se davam esses movimentos. Mas foi só quando Nicolau Copérnico elaborou a teoria do heliocentrismo¹ que coloca o Sol como o centro do nosso sistema planetário e a Terra e os planetas girando ao redor do Sol é que a explicação para o movimento retrógrado ficou realmente clara e simples de ser compreendida.

  1. Publicada em 1543 e mais tarde melhorada por Galileu Galilei e Johannes Kepler.

Como o Movimento Funciona

A Terra gira ao redor do Sol mais rápido que os planetas de órbitas maiores (Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) desta forma há momentos em que a Terra os ultrapassa. E é nesse momento que os planetas parecem andar para trás. Da mesma forma por exemplo, que quando você está em um carro numa estrada e vai mais rápido do que os outros carros,  isso dá a impressão que os outros carros estão indo para trás durante a ultrapassagem.

Mas todos sabemos que aqueles carros não estavam andando para trás, da mesma forma nenhum planeta anda para atrás. É tudo uma questão de ponto de referência do observador, no caso os observadores somos nós aqui no planeta Terra.

Para entender melhor esse movimento sugiro o seguinte vídeo aula da série Espaçonave Terra que ilustra perfeitamente como se dá o efeito Retrógrado (a partir de 4m54s):

Portanto os planetas não andam para trás, é só um efeito causado por conta do nosso ponto de observação. Então, toda aquela herança de maus presságios anunciados por causa de planetas indo contra os seus movimentos naturais cai por terra. Pois nenhum planeta vai realmente contra o seu movimento natural.

Desta forma, o único motivo de realmente considerar os planetas Retrógrados de forma negativa perde a sua base. Então, como podemos realmente entender os planetas retrógrados na Astrologia?


Mercúrio e Vênus Também ficam Retrógrados

Mércurio e Vênus são mais rápidos que a Terra e também tem o efeito retrógrado. A orbita deles é menor e fica dentro da órbita da Terra e por conta do movimento circular que eles prescrevem, hora eles andam numa direção e hora eles andam na direção contrária. Tendo como ponto de vista a Terra, eles passam à frente e atrás do Sol. Quando eles percorrem o trecho da órbita deles que é mais próxima ao nosso planeta, eles nós ultrapassam.

Aí vocês me questionam: “Mas se eles nos ultrapassam então somos nós que ficamos para trás e não eles, portanto eles parecem acelerar mais ainda na direção natural deles.

Então eu respondo: Não! Mesmo nos ultrapassando eles parecem andar para trás, isso acontece porque eles estão dentro da área de nossa órbita e não fora como os outros planetas, portanto o efeito fica espelhado e eles parecem retrógrados no nosso céu.


Efeito Estacionário

Estacionário é um dos estágios do movimento retrógrado. Quando um planeta está indo em sua direção normal é dito que ele está em movimento direto. Quando ele estiver próximo de ficar retrógrado ele vai desacelerando aos poucos o seu movimento no céu, até ficar totalmente parado, esse é o efeito estacionário, dependendo do planeta ele pode ficar assim por alguns poucos dias ou um pouco mais de uma semana. Depois disso ele começa a andar para trás em seu movimento retrógrado, até que ele vai parando aos poucos até ficar estacionário novamente. Por fim, ele volta ao movimento direto.

Em um Mapa Natal observe os símbolos:

  • D, movimento direto;
  • SRx, estacionário pronto para retrogradar;
  • Rx, movimento retrógrado;
  • SD, estacionário pronto para entrar em movimento direto.

Retrógrados na Astrologia

Quando um planeta está retrógrado é porque a Terra o ultrapassa, isso ocorre quando a Terra está no ponto mais próximo possível do planeta que está retrógrado. O poder de ação representado por aquele planeta fica mais forte no Mapa Natal, porém esse potencial pode passar despercebido porque a pessoa desvia sua atenção dele. Mas por quê?

Imagine uma lampada acessa bem longe de você, você consegue ver aquela luz tranquilamente e identificar aquele potencial luminoso. Agora imagine a mesma lampada acessa bem na frente do seu nariz, a luz fica forte demais e muito potente! Desta forma é difícil olhar diretamente para ela, e a tendencia natural e desviar o olhar dela. Seria essa a ideia o efeito dos planetas retrógrados.

Quando analisamos ação de um planeta retrógrado em um Mapa Natal, notamos que a pessoa dificilmente expõe esse potencial, porém o potencial existe e é muito forte dentro da pessoa.

Isso quer dizer que a pessoa costuma não exteriorizar a parte de sua personalidade que esse planeta descreve. A ação é menos evidente, menos aberta, mais voltada para dentro. O padrão natural descrito pelo planeta retrógrado é menos manifestado no exterior, sendo mais ativo no interior da pessoa. Por isso a pessoa que tem um planeta retrógrado no mapa pode não estar aproveitando direito o seu potencial na área que ele descreve. Mas uma vez que a pessoa toma conhecimento disso e percebe o seu potencial, ela percebe o quanto ele é forte em sua vida.

Outra explicação poderia ser atribuída ao fato de que quando o planeta fica retrógrado ele percorre novamente o mesmo caminho no Zodíaco que ele tinha acabado de percorrer. Portanto, potencial descrito por aquele planeta naquela situação fica reforçado.

Em ambas as explicações acima sobre o Planetas Retrógrados na Astrologia Moderna, nenhuma considera os retrógrados como um causador de efeitos maléficos (isso é herança do homem antigo). Mas nos ensinamentos astrológicos antigos os planetas retrógrados eram considerados causadores de debilitação, fraqueza, infortúnio e outros significados terríveis. Porém quando estudamos a fundo o Mapa Natal de uma pessoa notamos que esses significados antigos não são consistentes e que na verdade os retrógrados são bem benéficos no sentido de fazerem com que o potencial fique ainda mais forte e reforçado. A única observação é que o potencial fica um pouco ofuscado no externo por conta da força de seu “brilho”, porém é muito fortalecido no interno.


Como Entender Cada Planeta Retrógrado

Mercúrio Retrógrado: Mercúrio rege a capacidade de raciocínio, mente, pensamento, aprendizado e comunicação (tanto escrita como oral). Quando retrógrado o processo de pensamento tende a ficar mais internalizado, reflexivo e profundo. Desta forma a pessoa pensa com maior atenção, o que diminui a chance de tomar decisões precipitadas. Como Mercúrio retrógrado interioriza mais do que exterioriza, a comunicação verbal pode ficar mais reservada, por outro lado a pessoa tem muita facilidade para se expressar por escrito, o que é ótimo para um perfil de escritor. Com o tempo e amadurecimento a comunicação reservada pode ser trabalhada dando grande domínio sobre a expressão verbal.

Vênus Retrógrado: Vênus rege o afeto, valores pessoais e poder de atração. Quando retrógrado, mesmo que tenha sentimentos fortes e profundos, a demonstração de afeto pode ficar mais tímida e reservada. Com o tempo e amadurecimento a demonstração de afeto pode ser trabalhada dando grande domínio sobre a expressão de suas emoções.

Marte Retrógrado: Marte rege a ação, energia e iniciativa. Quando retrógrado a motivação fica mais internalizada, com isso a pessoa é menos competitiva com os outros, porém tende a ser muito competitiva com sigo mesma. Isso dá muita força, energia e disposição interna, com grande foco na superação pessoal. Como internaliza muito bem suas ações antes de agir, quando de fato age o faz de forma bem pensada, isso lhe garante muita vantagem, além de ficar atento para não cair em armadilhas. Se ignorar isso e agir de forma apressada, acaba tendo que refazer várias vezes a mesma tarefa.

Júpiter Retrógrado: Júpiter rege a expansão, otimismo e idealismo. Quando retrógrado busca respostas dentro de si mesmo, se guiando mais por sua intuição do que pelo o que os outros ensinam. Forma por si mesmo suas próprias leis morais, princípios, crenças e filosofias em vez de aceitar o que lhe é imposto pelos os outros.

Saturno Retrógrado: Saturno rege a disciplina, responsabilidade, impulso de segurança e proteção. Quando retrógrado dá a capacidade de olhar mais firmemente para dentro de si, estabelecendo desde cedo quem realmente é, o que procura, para onde quer ir e como vai alcançar seus objetivos e ambições. Progride de forma lenta e discreta, porém com muita solidez e por isso sempre alcança o alvo. Pode parecer sério demais, principalmente porque não exterioriza o seu senso de humor (senso de humor reservado). Por outro lado, se desenvolver o lado negativo desse Saturno, mesmo sem motivo pode se sentir muito inseguro, achar que os outros são superiores e ter medo de ser rejeitado, isso acontece porque é muito rígido consigo mesmo.

Urano Retrógrado: Urano rege a liberdade e mudanças rápidas. Quando retrógrado essas qualidades são voltadas para dentro de si, o que dá impulso pessoal para ser diferente e romper padrões e tradições. Sente necessidade de ser especial, único e original.

 Netuno Retrógrado: Netuno rege a intuição, a ilusão e o despertar espiritual. Quando retrógrado a ação desse planeta direcionada para o interno gera enorme percepção pessoal, grande inspiração e talento nato para as artes, composição e poesia bem como grandes aptidões religiosas. Por outro lado, ao não expressar positivamente esse potencial, pode levar a confusão, fuga da realidade e auto sacrifício pelos os outros, por conta de ilusões criadas por si mesmo.

Plutão Retrógrado: Plutão rege a transformação e a obsessão. Não se pode afirmar nada com clareza sobre essa condição. Como esse planeta tem movimento muito lento, ele chega a ficar retrógrado por até seis meses num ano. É duração da retrogradação é extensa e destruída, e não pontuada, por isso é muito difícil distinguir com clareza como sua ação se aplica. Mas se fosse para comentar algo, seria a respeito dos momentos onde as pessoas precisam tomar decisões difíceis ou decisivas na vida. Quem tem Plutão retrógrado acaba ponderando um pouco mais, e revendo a decisão tomada várias vezes. Contudo isso é algo que qualquer pessoa faz naturalmente frente uma decisão difícil, tendo Plutão retrógrado ou não.


Até a próxima e bons estudos.

Astrólogo, Engenheiro e Programador.
Em breve também Pianista, por quê não?
Sol em Capricórnio, Ascendente em Libra, Lua em Peixes.

Tenho constante interesse por assuntos relacionados à espiritualidade e desenvolvimento do ser. Estudo Astrologia há 8 anos fazendo cursos, devorando livros e assistindo palestras. Atualmente estou investindo em formação profissional e especializações.

Quando um engenheiro enxerga um problema, ele encontra uma solução. E é isso o que vejo na Astrologia. Ela não serve para julgar ninguém, muito menos para justificar problemas e defeitos que acabam só levando ao conformismo de uma vida ruim. Muito pelo contrário! Através da Astrologia encontramos soluções, ela ajuda a compreender quem somos e nos ensina a usar nossos potenciais, permitindo assim direcionar a vida conscientemente.

Consultas por WhatsApp: (11) 98429-9452

Contribua você também, deixe um comentário.

This site employs the Wavatars plugin by Shamus Young.