Lunações e Eclipses

A Lunação é uma técnica de previsão muito significativa. Ela ocorre quando entra a Lua Nova, quando os dois luminares: Sol e Lua, estão em perfeita conjunção no céu. Indicando um novo ciclo, um novo momento, estimulando movimentação e mudanças em determinados assuntos do mapa. Vamos ver como identificar a Lunação no seu mapa e entender o que ela significa. 


A cada ano temos 13 Lunações, pois a Lua se encontra com o Sol a cada 29 dias aproximadamente. Cada Lunação movimenta os assuntos ligados ao posicionamento onde ela cai no Mapa Natal de cada pessoa. Ou seja, a interpretação da Lunação não é algo genérico que vale para todos, mas sim algo único para cada pessoa conforme o que ela ativa no seu mapa.


O que uma Lunação faz?

A Lunação estimula uma movimentação em determinada área do mapa de uma pessoa. Fazendo uma analogia, é como uma onda do mar que vem com certa força para a costa da praia, quem já foi ao mar sabe que as ondas são fortes o suficiente para derrubar uma pessoa, mas não chega a machucar. E se a pessoa observar direitinho a onda chegando, ela pode se preparar para a onda, sendo atingido por ela sem cair. Tem gente que lida tão bem com as ondas que até consegue surfar nelas! E é essa mesma a ideia da Lunação, alguns assuntos irão se movimentar em sua vida. Se você estiver despreparado pode ser pego de surpresa e ser derrubado pela onda, mas é perfeitamente possível usar a onda a seu favor e curtir o momento.


E os Eclipses?

Eclipses são eventos maiores, eles ocorrem quando a Lua encontra com o Sol no céu, fazendo uma conjunção assim como na Lunação. Porém o ângulo de inclinação é exato fazendo a Lua passar na frente do Sol, e não acima ou abaixo como em outras épocas do ano. A cada 6 meses temos um Eclipse no céu ocorrendo próximo aos meses de Março e Setembro. O efeito do Eclipse é bem mais forte do que a de uma Lunação simples, em analogia é como se em vez de ser uma onda, fosse uma tsunami! E por isso mesmo Eclipses são muito importantes, pois mesmo que observados eles são muito difíceis de lidar. Não é que ele tenha um efeito destruidor, não é essa a ideia, mas a movimentação naquela área do mapa será muito grande, muita coisa pode mudar, eventos e mudanças significativas ocorrendo na vida da pessoa.


Duração do Efeito

Lunações duram 29 dias até a próxima lunação. Seu disparo ocorre no dia da Lunação, se desenvolvendo aos poucos nos dias seguintes, chegando no auge 14 dias depois (na Lua Cheia), onde as mudanças estimuladas pela Lunação acabam resultando em algum evento.

“O momento da Lunação (Lua Nova) ativa alguns assuntos. Depois de 14 dias (Lua Cheia) há efeito do resultado dessa movimentação. E o restante do período são as consequências.”

LunaçõesEfeito

Já os Eclipses são um ciclo bem maior, duram 6 meses até o próximo Eclipse. Seu disparo é no dia do Eclipse, tendo um efeito 14 dias depois quando ocorre o Eclipse Lunar. Contudo, as mudanças são muito fortes, e em vez de irem se concluindo como numa lunação normal, no eclipse a situação continua progredindo cada vez mais ao longo dos próximos meses, tendo um efeito resultante 3 meses depois.


Isso é Bom ou é Ruim?

Não existe bom ou ruim na Astrologia, tudo depende da forma como você escolhe encarar a tendência. Sempre tem um jeito de lidar melhor e aproveitar a tendência ao seu favor (embora não seja nada fácil ter a maturidade e o equilíbrio necessário para fazer isso). A Lunação pode ter caráter de facilidade ou de tensão. Isso vai depender de uma análise mais profunda, utilizando-se de outras técnicas de previsão como trânsitos e progressões para entender o que está acontecendo com a área do mapa ativada pela Lunação.

“É necessário analisar os Trânsitos e Progressões Secundárias que fazem aspecto envolvendo os planetas ativados pela Lunação.”


Encontrando a Lunação no Mapa

A tabela abaixo indica quando ocorrem as Lunações. Preste atenção no Grau da Lunação em seu posicionamento por Signo. Você precisa encontrar essa exata posição no seu Mapa Natal para saber onde a Lunação tem efeito.

Vamos tomar por exemplo a Lunação do dia 29/12/2016 ela ocorre em 07°59′ de Capricórnio. Abaixo está um Mapa de exemplo, indicando onde fica este ponto:


Como Interpretar uma Lunação

A Lunação movimenta a região do Mapa onde ela cai, e tudo o que estiver ligado com aquela posição. Portanto temos que procurar conjunções com orbe de até 5° que a Lunação faz com algum Planeta ou Cúspide de Casa no Mapa. Observe que é possível que a Lunação caia em algum ponto longe de qualquer Cúspide ou Planeta, neste caso a Lunação não terá efeito naquele período.

“A Lunação tem orbe de 5º, movimentando planetas e cúspides que estiverem até 5° de distância.”

No exemplo acima, a Lunação está bem próximo à Vênus natal (10° de Capricórnio), movimentando todas as atitudes ligadas a este planeta: amor, afeto, socialização, acordos, negociações, finanças. A Lunação também cai próximo à Cúspide da Casa 5 (7° de Capricórnio), movimentando os assuntos dessa Casa: namoro, romances, diversão, lazer, filhos, criatividade.

Além desses pontos que são os que mais sofrem com o impacto da Lunação, há também outros pontos que são movimentados por tabela, embora não sejam tão fortes quando o efeito em cima da Vênus e Casa 5. Os pontos que são movimentados em conjunto neste mapa são:

  • Os planetas dentro da Casa 5, Urano e Netuno: Independência, rompimentos, confusão, decepções.
  • O regente da Casa 5, Saturno* que está na Casa 6: Trabalho, tarefas, vida cotidiana, doenças.
    * Casa 5 está em Capricórnio, o regente de Capricórnio é Saturno.

“Para saber mais sobre o caráter da Lunação, se é mais de tensão ou de facilidade, é importante analisar os aspectos de trânsitos e progressões que chegam aos planetas e regentes envolvidos.”

Supondo um momento de tensão, essa Lunação indica: Um período onde os relacionamentos serão atingidos, tendendo a rompimentos e decepções (principalmente se for um relacionamento sufocante, onde um domina o outro). Se não estiver namorando isso também vale para relacionamentos sociais com amigos e pessoas próximas. Também pode desiludir e se decepcionar com uma pessoa que estava gostando, saindo ou se divertindo. Também pode haver um movimento de afastamento dos filhos (se estiver grávida é importante redobrar os cuidados com o bebê em gestação, há indício de aborto). Todos esses movimentos tendem a afetar a rotina diária, complicando a vida cotidiana e o trabalho. Se faz algum tratamento de saúde, as complicações desse período podem levar a negligenciar os tratamentos agravando o quadro.

Como visto é um período de tensão, se a pessoa não quer que essas tensões a prejudique, é importante voltar a atenção para esses assuntos com maior cuidado e procurar alternativas para lidar da melhor forma possível: cuidando mais de seus relacionamentos e da sua saúde.


E você? Como está a sua Lunação?

Você pode ter uma ideia inicial do que a Lunação atual significa no seu mapa analisando o significado dos planetas e as casas movimentadas por ela. Para ajudar você nisso, nos seguintes links é possível encontrar o que cada planeta e casa representam em um mapa natal:

Astrólogo, Engenheiro e Programador.
Sol em Capricórnio, Ascendente em Libra, Lua em Peixes.

Tenho constante interesse por espiritualidade e desenvolvimento do ser. Estudo Astrologia há 8 anos. Possuo formação profissional e atualmente estou investindo em especializações.

Quando um engenheiro enxerga um problema, ele encontra uma solução. E é isso o que vejo na Astrologia. Ela não serve para julgar ninguém, muito menos para justificar problemas e defeitos que acabam só levando ao conformismo de uma vida ruim. Muito pelo contrário! Através da Astrologia encontramos soluções, ela ajuda a compreender quem somos e nos ensina a usar nossos potenciais, permitindo assim direcionar a vida conscientemente.

Formações: Astrologia Moderna, e Engenharia Eletrônica.
Ocupações: Astrólogo, e Desenvolvedor de Software – Criptografia e Segurança Digital.
Interesses: Piano, Livros, Games e Design Gráfico.

Consultas por WhatsApp: (11) 98429-9452

Contribua você também, deixe um comentário.

This site employs the Wavatars plugin by Shamus Young.