O Significado das Doze Casas

Você sabe o significado de cada Casa? A Astrologia vai muito além dos Signos e dos Planetas. Existem outros pontos extrema importância numa análise de Mapa Natal. Quem estuda Astrologia usando apenas Signos e Planetas logo percebe que é muito difícil ligar alguns assuntos, é como se houvesse algo importante faltando. E realmente há, é neste ponto que entram as Casas, que indicam como lidamos com as mais diversas áreas da vida. Veremos o significado de cada Casa.


Cada Coisa no Seu Lugar

Dentro de um mapa natal cada elemento tem um propósito específico. Não respeitar a função exata de cada elemento faz com que as interpretações fiquem incoerentes e confusas! Portanto vamos analisar o que cada ponto dentro de um mapa é responsável por fazer:

Os Planetas representam AÇÕES.
Os Signos representam COMPORTAMENTOS.

Planetas nos Signos dão um tipo de AÇÃO a determinados COMPORTAMENTOS.

Já as Casas são ÁREAS DA VIDA.
As áreas da vida podem representar coisas, assuntos e pessoas. Como por exemplo:

  • Assuntos: Namoro, relacionamentos, casamento, família, parcerias, estudos, trabalho, carreira, finanças, saúde, doenças, visibilidade pública, crises, problemas, perdas, ganhos, viagens, espiritualidade, religião, lazeres, etc;
  • Coisas: Corpo físico, escola, local de trabalho, imóvel, bens materiais, meios de transporte, dinheiro, contratos, documentação, etc;
  • Pessoas: Eu, os outros, o pai, a mãe, os familiares, os sócios, os chefes, os irmãos, o namorado, o cônjuge, os parentes do parceiro, os filhos, os amigos, os colegas de trabalho, os vizinhos, os colegas de escola, os clientes, os contatos, os patrocinadores, etc.

Cada Casa aborda coisas, assuntos e pessoas específicas. Isso facilita muito na hora de buscar alguma informação no Mapa. Por exemplo, para buscar assuntos relacionado a namoro é só estudar a Casa 5; para falar do trabalho diário ver a Casa 6; para entender crises e perdas na vida estudar a Casa 8; para entender a ligação com a família ver a Casa 4; etc. Tentar enxergar esses assuntos sem usar o sistema de Casas deixaria a leitura extremamente difícil e limitada. O estudo das Casas dá uma visão mais clara, direta e detalhada de como a pessoa lida com as diversas áreas da vida.

Planetas nas Casas representam AÇÃO em uma determinada ÁREA DA VIDA.
É a atitude que a pessoa tem com aqueles assuntos, coisas e pessoas.

Signos nas Casas representam COMPORTAMENTOS em uma determinada ÁREA DA VIDA.
É como a pessoa entende e lida com os assuntos, coisas e pessoas daquela área do mapa.


Analogia do Teatro

Quando juntamos Signo, com Planeta e Casas, é como se fosse um ator (Planeta) dando vida a um personagem (Signo) dentro de um cenário/situação/cena (Casa).

Cada ator tem o seu próprio jeito de atuar e de dar vida a um personagem, assim como cada Planeta tem seu próprio modo de dar ação e vida a um Signo. Mas para compor a peça toda ainda é necessário que esse personagem vivencie diversas situações, interaja com objetos e lide com outros personagens. Só assim a história pode ser contada. Cada personagem (Signo) dentro de uma peça tem uma forma diferente de encarar uma mesma situação na trama (Casa), e cada ator (Planeta) tem sua própria forma de dar atitude/expressão a um personagem (Signo) quando este passa por alguma situação (Casa) da trama (Vida).


Mas afinal, qual os assuntos de cada Casa?

A seguir segue uma descrição dos assuntos que cada Área da Vida aborda.
(Todas as descrições a seguir podem ser aprofundadas em estudos mais completos.)

CASA 1 – Ascendente

casassimples01(O Eu, corpo físico, aparência, saúde, interação com mundo). Fala de como a pessoa lida consigo mesma, com seu próprio corpo físico, indicando comportamentos e atitudes que são muito evidentes no jeito de ser, que se manifestam diretamente na forma de se vestir, gesticular e de se apresentar. Aborda como a pessoa lida com sua vitalidade física e boa saúde do seu corpo. O Signo Ascendente indica como a pessoa vê a vida ao seu redor e como interage com o meio externo, consequentemente é a forma como o mundo te vê, pois é a forma como você demonstra sua personalidade interna para o mundo externo. Esta Casa fala do corpo físico, porém é importante lembrar que a genética está acima da Astrologia. Astrologia só descreve o comportamento humano, e este comportamento indica a forma como a pessoa apresenta o seu corpo físico, indicando, por exemplo, alguns traços, posturas e expressão facial.

CASA 2

casassimples02(Valores, posses, questões financeiras, poder de ganho, talentos e recursos materiais). Indica como a pessoa lida com o mundo físico e material, seja na administração de seu dinheiro e bens materiais, ou como lida com a alimentação e a natureza física a sua volta. Indica como a pessoa valoriza as coisas físicas e a forma como ganha e gasta seu dinheiro, falando sobre o potencial que a pessoa tem para ganhar dinheiro e obter bens materiais. É a capacidade que pessoa tem de possuir ou produzir coisas. Também aborda a saúde quanto metabolismo físico.

CASA 3

casassimples03(Comunicação, troca de ideias e informações, cursos, formação básica, parentes próximos, vizinhos, educação, transportes e deslocamentos breves ou cotidianos). Indica como a pessoa se comunica e faz contatos, como troca informações com as pessoas que fazem parte de seu ambiente social momentâneo. Aborda contatos rápidos, como vizinhos, conhecido ou colegas de turma com quem interage e troca informações. Também aborda a relação com os parentes próximos como irmãos, primos e tios. Fala de como a pessoa capta e absorve informações, como aprende, como estuda, como lida com cursos e como é vida escolar. Para fazer contatos e interagir com as pessoas é necessário se locomover, levando ao outro assunto desta Casa, que aborda viagens curtas, deslocamentos rápidos ou cotidianos, como dirigir para ir a escola, ao trabalho, ao mercado e demais locais próximos onde é possível interagir rapidamente com pessoas.

CASA 4 – Fundo do Céu

casassimples04(O Passado, lar, origens, imóvel, patrimônio, vida familiar, vínculo emocional com os pais, a mãe). O Fundo do Céu indica sua ligação com seu passado e com suas origens, falando de como você lida com sua história e como foi a sua infância dentro do âmbito familiar. Esta casa indica a ligação emocional que a pessoa tem com seus pais (principalmente a mãe) e sua família próxima, marcando a percepção do a pessoa entende que é a família, indicando assim como irá futuramente construir sua própria família. Também indica como a pessoa lida e conquista seu patrimônio e imóvel, garantindo assim o seu futuro, por isso essa Casa também indica como serão as condições dessa pessoa no fim da vida.

CASA 5

casassimples05(Filhos, romance, namoro, criatividade, diversão e lazer). Indica como a pessoa usufrui dos benefícios da vida, como ela curte bons momentos, como se diverte. Fala dos seus hobbies e de suas atividades criativas que lhe dão alegria e prazer. Esta Casa fala dos namoros, no sentido de ter alguém ao seu lado para curtir bons momentos juntos, o que é necessário em uma relação para que ela seja prazerosa. Indica como a pessoa troca flertes e manifesta seu romantismo. O prazer leva a namoro, o namoro leva a sexo e o sexo leva a ter filhos, e queremos que os filhos sejam felizes, educando e mostrando as coisas boas da vida. Todos esses assuntos estão interligados e são abordados por esta Casa. Fala sobre os filhos e como lida com crianças, como educa e interage com os pequenos.

CASA 6

casassimples06(Ambiente de trabalho, hábitos, rotina, dia-a-dia, colegas de trabalho, doenças). Indica como é o dia-a-dia da pessoa, como lida com suas tarefas diárias e com os probleminhas cotidianos. Indica como são seus hábitos, seus costumes e como trabalha. Fala do trabalho cotidiano, do tipo de trabalho que você consegue executar bem diariamente (não é como a pessoa constrói sua carreira). Indica como gosta de trabalhar no dia-a-dia, portanto revela qual o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo para esta pessoa. Também indica como se relaciona com as pessoas com quem trabalha junto, colegas de trabalho, chefes, funcionários, empregados ou demais pessoas que te ajudam ou interferem em sua tarefas diárias. Esta Casa também fala de doenças (não fala de saúde e hábitos saudáveis, fala de doenças mesmo), fala de como a pessoa lida com suas doenças, tratamentos e medicamentos, e os hábitos que podem levar a desgaste dando abertura a doenças. Esta casa também fala como a pessoa lida com animais, mas não os animais domésticos de estimação como temos hoje em dia, e sim os animais que tem função de trabalho e tarefas como por exemplo cães de caça, cães guia, bois de arado, cavalos de carroça, burros de carga, etc. (Esta Casa também era utilizada para falar de como a pessoa lidava com seus escravos).

CASA 7 – Descendente

casassimples07(Os Outros, relacionamentos, interação social, parcerias, acordos, sócios, o cônjuge). Fala de como a pessoa se relaciona com os outros, como se relaciona com quem tem participação constante em sua vida, como se relaciona com quem tem algum tipo de compromisso ou acordo, como por exemplo: o noivo, o marido, os clientes, os fornecedores ou as parcerias de negócio. Por isso essa casa também fala de como lida com contratos, acordos ou processos judiciais. Indica o que a pessoa espera de uma parceria ou casamento e o que busca no outro. Como é a forma que a pessoa se relaciona com os outros, o Descendente vai marcar um comportamento padrão dentro dos relacionamentos, atraindo naturalmente pessoas que tenham afinidade com este comportamento, indicando assim o tipo de pessoas que acaba dando mais abertura para se socializar. Esta Casa já foi muito utilizada para falar de inimigos também, mas não são os inimigos da forma como entendemos hoje em dia (basicamente duas pessoas que não vão com a cara uma da outra), mas sim algo de maior relevância, como no passado eram dois senhores donos de feudos ou fazendas, tendo que lidar com a ameaça constante e real um do outro. Hoje em dia podemos trazer isso para nossa realidade entendendo melhor como a concorrência que constantemente ameaça o nosso negócio e precisamos sempre entrar em contato, tomar decisões e fazer acordos com eles em função disso.

CASA 8

casassimples08(Crises e perdas, administração de bens materiais dos outros, apoios, sexualidade, misticismo, morte). Indica como a pessoa lida com momentos de crises na vida, quando perde bens materiais importantes ou pessoas queridas (seja por morte ou afastamento). Mostra como a pessoa lida com grandes perdas, quando sente que ficou sem chão. Nesses momentos é natural buscar e ter ajuda de outras pessoas, esta Casa indica como a pessoa lida com apoios, seja emocional ou material. Sobre apoio material indica como a pessoa lida com recursos materiais de terceiros, como patrocínios, bolsas de estudos, heranças, logística ou até mesmo a administração financeira de uma empresa para qual trabalha. Sobre apoio emocional, indica como a pessoa lida com assuntos que vão além do físico, indicando como lida com o mundo místico, esotérico e com a vida após a morte, e para os mais céticos pode indicar como lida com o mundo psíquico ou quântico. Sobre a morte, pode indicar como o corpo físico pode parar de funcionar, indicando riscos e possíveis situações de morte. Momentos de crise requerem avaliações profundas, e esta Casa também indica o senso estratégico e de pesquisa, abordando assuntos como investigação, revelar coisas ocultas, segredos e política. Uma das questões mais íntimas do ser humano é a vida sexual, indica como a pessoa lida com sua própria sexualidade e como lida com o corpo físico do parceiro.

CASA 9

casassimples09(Como entende a vida, princípios, dogmas, educação superior, longas viagens, religião). Indica o que a pessoa entende o que é a vida e a sua busca por conhecimento. Indica como a pessoa lida com especializações de ensino como estudos superior em uma universidade, ou aprimorar algo que já conheça através de algum curso, a busca por conhecimento pode romper fronteiras indicando também como a pessoa lida com culturas estrangeiras, indicando como lida e o que busca com viagens longas e contatos com outros povos. Ao adquirir bastante conhecimento é natural passar isso a diante, portanto esta Casa também revela como a pessoa compartilha conhecimento, como ensina os outros, como faz divulgação. Indica como lida com estrangeiros, professores, e lideres religiosos. A religião também é vista nessa casa, mas não no sentido místico, espiritual ou de caridade, mas sim do sentido do dogma, do rito, do conhecimento religioso. Indica como manifesta sua ética e código moral, e como lida com os dogmas ou com regras e leis, definindo seus princípios pessoais. Também indica como é a relação com os parentes do parceiro, sogro, sogra, cunhados, etc.

CASA 10 – Meio do Céu

casassimples10(O Futuro, carreira, vocação, visibilidade pública, reputação, autoridades, chefes, o pai). O Meio do Céu fala do rumo da vida, da direção que a vida da pessoa toma. Indica o que a pessoa pode fazer para ter destaque e visibilidade na vida, como pode crescer em sua carreia, como caminha em direção ao seu futuro. Analisar essa Casa dá um norte para a pessoa direcionar melhor a sua vida. Também indica como a pessoa lida com figuras de autoridade, como: chefes, polícia, juízes, doutores e o até mesmo a figura paterna (ou materna) quanto figura de autoridade.

CASA 11

casassimples11(Amigos, grupos, interesses humanitários, trabalho cooperativo, organizações, fraternidades, meio cultural, objetivos, esperança). Indica como a pessoa lida com grupos, atividades coletivas. Indica como age socialmente interagindo com grupos, ONGs, clubes, fraternidades, e também como lida com o meio cultural onde está. Também fala do amigos e como se diverte coletivamente. Indica os ideais que a pessoa tem na vida, o que espera alcançar com o seu trabalho, como espera contribuir para o mundo, para o contexto social coletivo, como são seus objetivos.

CASA 12

casassimples12(Problemas e dificuldades, força oculta, discrição , altruísmo, caridade). Indica como a pessoa lida quando problemas e dificuldades se manifestam na vida, e também como lida com os problemas e dificuldades dos outros, demonstrando a ajuda ao próximo e o altruísmo. Sobre espiritualidade, esta casa não fala nem do lado do rito e do dogma, nem do lado místico ou profundo, mas sim da parte de ajuda e assistência que a espiritualidade tem, fala da caridade, em se doar um pouco para curar as dores do próximo. Nesse sentido esta Casa também revela comportamentos e atitudes que a pessoa procura deixar em reservado, agindo de forma mais discreta, não que indique grandes segredos ou coisas que precisam permanecer escondidas, mas simplesmente porque não tem necessidade de expor, como é na pratica do altruísmo, fazendo a sua parte sem se preocupar com o reconhecimento. Também indica como a pessoa busca um momento sozinho, para reflexão ou meditação, e também fala sobre seu escapismo para fugir dos problemas. Por fim, esta Casa também indica a ligação que a pessoa tem com suas memória interiores ou traumas.


Atenção:

É um erro acreditar que Signos e Planetas em Casas como 8 ou 12 vão dar problema ou estão defeituosos. Repare que a Casa 8 fala sobre crises e perdas e a Casa 12 fala sobre problemas e dificuldades, mas essas Casas só falam sobre esses assuntos, elas não provocam os problemas e crises.

Crises, perdas, problemas e dificuldades fazem parte da vida, e todos os seres humanos tem isso. Ter mais planetas nessas Casas não indica mais problemas, muito pelo contrário, indica mais atitudes para lidar com momentos difíceis na vida.

Astrólogo, Engenheiro e Programador.
Sol em Capricórnio, Ascendente em Libra, Lua em Peixes.

Tenho constante interesse por espiritualidade e desenvolvimento do ser. Estudo Astrologia há 8 anos. Possuo formação profissional e atualmente estou investindo em especializações.

Quando um engenheiro enxerga um problema, ele encontra uma solução. E é isso o que vejo na Astrologia. Ela não serve para julgar ninguém, muito menos para justificar problemas e defeitos que acabam só levando ao conformismo de uma vida ruim. Muito pelo contrário! Através da Astrologia encontramos soluções, ela ajuda a compreender quem somos e nos ensina a usar nossos potenciais, permitindo assim direcionar a vida conscientemente.

Formações: Astrologia Moderna, e Engenharia Eletrônica.
Ocupações: Astrólogo, e Desenvolvedor de Software – Criptografia e Segurança Digital.
Interesses: Piano, Livros, Games e Design Gráfico.

Consultas por WhatsApp: (11) 98429-9452

Contribua você também, deixe um comentário.

This site employs the Wavatars plugin by Shamus Young.