A Origem dos Signos

005

Finalmente vamos falar sobre Signos! O assunto mais popular de toda a Astrologia. Muitos se atrevem a dar suas opiniões sobre eles, mas são poucos aqueles que conhecem a verdadeira base de formação dos Signos. Um Signo só é bem interpretado e bem compreendido quando se leva em consideração as Qualidades Primitivas que dão a base de sua formatação. Qualquer coisa fora disso é invencionice.

Portanto vamos investigar a origem dos Signos! Vamos entender o que eles são, de onde vieram, e do que são formados. O intuito é dar toda a base necessária para se fazer uma boa interpretação dos Signos, eliminando os achismos, esteriótipos e preconceitos.


Introdução

Vamos fazer uma observação geral sobre o que são os Signos. Conforme vimos no artigo “O que é Astrologia” sabemos que não existem raios cósmicos vindos do céu para nos influenciar (esse é o erro mais comum que as pessoas cometem: acreditar em influencias vindas do espaço sideral). E também, conforme vimos do artigo “O Zodíaco” sabemos que os Signos do Zodíaco NÃO são constelações (a astrologia não usa constelações).

Reforçando

Os Signos NÃO são constelações que mandam raios cósmicos para nos influenciar.
Isso é o um erro comum, amplamente divulgado por pessoas que não estudaram os fundamentos da Astrologia direito.

Então o que são os Signos? 

A Astrologia tem como base estabelecer a correlação dos eventos terrestres com os eventos celestes. Isso quer dizer que é a própria Terra quem gera todas as manifestações as quais somos submetidos, usando a observação do céu apenas como correspondência. Assim como o verão (que é uma manifestação própria do nosso planeta) faz a gente se comportar de modo diferente do inverno, e podemos “prever” as entradas dessas estações observando o movimento dos astros no céu.

Dentro da Astrologia temos uma visão Geocêntrica[1], observando o céu do ponto de vista da Terra. Com o passar de milhares de anos de observação do céu, o ser humano percebeu que algumas manifestações naturais de nosso planeta (clima, estações, melhores épocas para colheita, plantio, etc) tinham correlação direta com o movimento dos astros no céu. Mas se, por exemplo, alguém nascer no planeta Marte, então a Astrologia da Terra não vai funcionar lá, isso porque Marte é outro planeta com outros ciclos de manifestação (tem clima, estações e duração de dia e de ano, etc, diferentes da Terra), e o próprio céu acompanha essa diferença, pois o movimento dos astros no céu de Marte é muito diferente do que vemos aqui no céu da Terra.

[1] A Astrologia tem como referencial a Terra, observando os Astros percorrendo ao redor dela. Isso é o ponto de vista Geocêntrico que bota a Terra no centro do Sistema Solar. Mas é claro que sabemos que o Sol é quem está no centro do Sistema Solar, conforme colocado por Galileu Galilei (que provavelmente também era astrólogo). A Astrologia toma a Terra apenas como referencial, pois é na Terra onde vivemos e manifestamos quem somos.

55-ecliptica-e-zodiaco
Eclíptica e o Zodíaco Tropical.

Os Signos são distribuídos em uma roda ao redor da Terra chamada de Zodíaco Astrológico (ou Zodíaco Tropical). É uma faixa imaginária e não corresponde com as constelações. Essa roda imaginária tem 16° de largura, formando um corredor por onde os astros trafegam, e é divida em 12 partes iguais de 30° cada (12 x 30° = 360°). O primeiro Signo (Áries) tem início corresponde ao ponto vernal que é o Equinócio de Primavera para o Hemisfério Norte. Isso quer dizer, que a roda do Zodíaco está em sincronia com os Solstícios e Equinócios do Planeta Terra, acompanhando às entradas das estações do ano (e não as estrelas).


Do que os Signos são Feitos

“A relação acústica da imagem, o som da palavra e também a representação ortográfica; o signo remete a um conteúdo simbólico específico, a partir de um nome ou de um número. […] Então, é isto a acepção do signo: identificação.” – Tarô, simbologia e ocultismo / Nei Naiff.

O astrólogo experiente quando olha para um Signo, logo tem em sua mente toda a gama de informações que ele representa. Mas para o leigo, que não conhece a chave correta da interpretação, ficará apenas especulando.

Os Signos são manifestações naturais do planeta Terra que tem como base de sua estrutura as Qualidades Primitivas, sendo cada Signo composto por um Elemento e um Modo, ou seja, Temperamento x Comportamento. (Basta clicar nos links para ver os artigos sobre Elementos e Modos).

Os Polos (Quente-Frio) se alternam constantemente. Já as Transições (Seco-Úmido) se alternam num ritmo mais lento. A interpolação entre Polos e Transições dá origem aos Elementos:

2 Polos x 2 Transições = 4 Elementos

Junto aos Elementos há uma segunda linha de manifestação que corre em paralelo, são os Modos. Eles são distribuído na seguinte ordem:  O Cardinal inicia com impulso uma ação dando início ao movimento; seguido do Fixo que estabiliza o movimento; e finalizando com o Mutável que aos poucos faz variar o movimento para que ele não pare de vez; voltando ao Cardinal renovando o impulso que dá origem a um novo movimento. Mantendo assim o ciclo de comportamento vivo. A interpolação entre Elementos e Modos dá origem aos Signos:

4 Elementos x 3 Modos = 12 Signos
50-tabela-de-signos
Estrutura Base dos Signos.
Triplicidade

Como podemos notar existem 3 Signos de cada Elemento / Temperamento.

53-triplicidade
Triplicidade.
Quadruplicidade

E existem 4 Signos para cada Modo / Comportamento.

52-quadruplicidade
Quadruplicidade.

Interpretação dos Signos na Astrologia

Os trechos a seguir são apenas interpretações BÁSICAS sobre os Signos. Os Signos são muito mais profundos que isso. Optei por fazer uma interpretação básica nesse momento, para não deixar o artigo muito extenso e também para manter o foco no assunto principal que é a origem e formação dos 12 Signos.

As definições a seguir não servem para dizer como uma pessoa é. Este é apenas um estudo da estrutura dos Signos. O Signo que você popularmente conhece é na verdade o Signo Solar, devemos considerar a função que o Sol dá ao Signo. Haverá em breve um artigo sobre Sol nos Signos na seção de INTERPRETAÇÃO deste site.

Áries – Fogo Cardinal

Fogo: Ativo, animado, espontâneo e cheio de energia, movido por seus desejos, vontades e paixões. Cardinal: Ativo, auto-motivado e independente. Inicia novas ações com muita pressa, impulso e ambição.

Áries é impulsivo e cheio de vida. Muito animado tem pressa em realizar novos empreendimentos. Como grande pioneiro, não tem medo de correr riscos. Os desafios o excitam, e aumentam ainda mais a sua vontade de vencer. Com muita energia passa por cima de qualquer obstáculo que se coloque a sua frente. E enquanto houver movimento, liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e muitos desafios a vista, a paixão estará sempre viva e acesa dentro dele.

Leão – Fogo Fixo

Fogo: Ativo, animado, espontâneo e cheio de energia, movido por seus desejos, vontades e paixões. Fixo: Estável, persistente, seguro de si e inflexível. Mantém-se firme em sua posição, avançando de modo lento e firme.

Leão é animado, tem um brilho natural que lhe confere grande poder de atração e carisma. É capaz de pegar seus desejos e realizá-los através de uma vontade firme, dando-lhes forma e consistência. Impõe as suas vontades, de forma firme e inflexível, conseguindo com o tempo alcançar tudo aquilo que quer, através da sua persistência e força de vontade. Desenvolve laços fortes de lealdade, sendo sempre muito coerente com aquilo que quer e o que espera dos outros. Generoso, compartilha toda a sua motivação e alegria de viver com aqueles que lhe são leais.

Sagitário – Fogo Mutável

Fogo: Ativo, animado, espontâneo e cheio de energia, movido por seus desejos, vontades e paixões. Mutável: Flexível, compassivo e adaptável. De forma muito dinâmica se adapta rapidamente a qualquer situação, mudando com muita facilidade e lidando com vários assuntos diferentes ao mesmo tempo.

Sagitário se adapta a todas as experiências, com muita energia e espontaneidade ele lida muito bem com qualquer situação. Adora novas experiências e vivencias das mais variadas formas possíveis, sendo a partir disso que ele constrói seus ideais. Muito aberto a tudo, gosta de interagir com pessoas que tenham alguma experiência diferente a acrescentar. Junta todas essas mais variadas formas de vivências, vontades e desejos, formando uma linha de pensamento que seja bom para todos e ensinando a todos o jeito bom de se viver. A espontaneidade ao interagir com os mais variados tipos de pessoas o faz ser naturalmente franco e sincero com os outros e com suas próprias vontades e desejos.

Libra – Ar Cardinal

Ar: Expansivo, interativo, voltado para as relações sociais e para a troca de experiências, ideias e informações. Cardinal: Ativo, auto-motivado e independente. Inicia novas ações com muita pressa, impulso e ambição.

Libra interage socialmente de forma ativa, estimulando as relações sociais harmoniosas. Tem o poder de unir as pessoas, mediando ativamente os conflitos fazendo com que todas as partes entrem em acordo. Assim como um diplomata, Libra é proativo nas relações sociais, consegue ouvir todos os lados de uma situação e a opinião de todos, promovendo a discussão saudável de ideias e unindo as pessoas. Tem ambição por conhecer cada vez mais pessoas, e faz novos contatos por impulso. Impõe as suas ideias aos outros através da sugestão, vendendo elegantemente o seu modo de pensar, fazendo com que seja bem aceito por todos.

Aquário – Ar Fixo

Ar: Expansivo, interativo, voltado para as relações sociais e para a troca de experiências, ideias e informações. Fixo: Estável, persistente, seguro de si e inflexível. Mantém-se firme em sua posição, avançando de modo lento e firme.

Aquário é independente, tem ideias novas e revolucionárias, questionando firmemente velhos padrões e impondo uma nova forma de pensar. Uma vez que ele toma um partido ele se mantém firme nos ideais que defende, e se relaciona ativamente com pessoas que tenham afinidade com sua forma de pensar. Assim ele forma grupos, coligações e fraternidades, onde todos os membros se relacionam de forma estável e concordante uns com os outros, e qualquer um que discorde da sua forma de pensar é visto como pertencente à outro grupo, outra tribo. Portanto ao interagir socialmente ele setoriza a sociedade, mantendo-se firme e leal ao seu próprio grupo. É um forte ativista das relações sociais, pois tem pulso firme para defender a igualdade de direitos entre todas as pessoas.

Gêmeos – Ar Mutável

Ar: Expansivo, interativo, voltado para as relações sociais e para a troca de experiências, ideias e informações. Mutável: Flexível, compassivo e adaptável. De forma muito dinâmica se adapta rapidamente a qualquer situação, mudando com muita facilidade e lidando com vários assuntos diferentes ao mesmo tempo.

Gêmeos é muito dinâmico, consegue lidar com várias informações ao mesmo tempo, por isso quanto mais interação social melhor é, pois é através do contrato com os outros que ele consegue ter muitas conversas e trocas de experiências que alimentam a vontade sua vontade de saber e sua curiosidade por tudo. Muito rapidamente consegue se adaptar a qualquer meio social interagindo com todos os tipos de pessoas, conversando e aprendendo muito. Todos os tipos de ideias e opiniões são bem recebidas por ele, se adaptando ao gosto de cada um, e não se importando com quem tem uma opinião diferente, pois para ele toda opinião é validada de alguma forma. Expande cada vez mais as relações sociais de forma muito rápida e dinâmica, não ficando preso a apenas uma forma de pensar ou interagir, mais assumindo várias formas ao mesmo tempo, sendo em todas elas ele mesmo.

Câncer – Água Cardinal

Água: Sente e absorve tudo a sua volta, agindo conforme seus instintos e emoções. Lida primariamente com sentimentos, sendo compreensivo e estabelecendo vínculos emocionais. Cardinal: Ativo, auto-motivado e independente. Inicia novas ações com muita pressa, impulso e ambição.

Câncer lida ativamente com as relações afetivas, criando laços e ligações emocionais com tudo a sua volta. Quando ele cria um laço afetivo ele toma iniciativa de cuidar e proteger quem ele ama, se tornando sempre presente, dando orientações, conselhos e sermões. Auto-motivado e independente, é uma figura emocional forte e acolhedora, que está sempre pronto para receber os outros. Tem impulso para cuidar da parte emocional das pessoas ao seu redor, tomando iniciativa para trazer todos para perto de si, além de ter uma rápida percepção instintiva para saber tudo o que os outros passam ou sentem.

Escorpião – Água Fixa

Água: Sente e absorve tudo a sua volta, agindo conforme seus instintos e emoções. Lida primariamente com sentimentos, sendo compreensivo e estabelecendo vínculos emocionais. Fixa: Estável, persistente, seguro de si e inflexível. Mantém-se firme em sua posição, avançando de modo lento e firme.

Escorpião cria vínculos emocionais intensos. É muito forte, firme e estável, buscando estabelecer vínculos profundos com aquilo que faz parte de sua vida. Muito persistente vai até o fim com tudo aquilo que se compromete afetivamente, se aprofundando cada vez mais não importa quanto tempo demore. Porém, uma vez que a ligação emocional é rompida, o rompimento é definitivo. Não existe meio termo, ou é tudo ou é nada. Como é uma figura de muita firmeza e poder, ele mantém tudo sob seu controle, não deixando transparecer nenhuma fraqueza pessoal, mas explorando à fundo às fraquezas dos outros, conquistando a confiança de todos atendendo as necessidades emocionais de cada um. Desta forma ele sempre acaba descobrindo tudo o que está por detrás das ações dos outros.

Peixes – Água Mutável

Água: Sente e absorve tudo a sua volta, agindo conforme seus instintos e emoções. Lida primariamente com sentimentos, sendo compreensivo e estabelecendo vínculos emocionais. Mutável: Flexível, compassivo e adaptável. De forma muito dinâmica se adapta rapidamente a qualquer situação, mudando com muita facilidade e lidando com vários assuntos diferentes ao mesmo tempo.

Peixes tem uma percepção diferenciada do mundo, pois consegue lidar com uma grande diversidade de emoções e sentimentos. Muito sensível ao ambiente, consegue sentir em si mesmo tudo aquilo o que os outros sentem, se adaptando quase que instantaneamente aos padrões emocionais dos outros ou do ambiente onde está. Tem necessidade de interagir emocionalmente com os outros e de experimentar diversas sensações para manter-se inspirado. Muito compreensivo e adaptável, tem muita empatia pelos demais. Busca de forma caridosa auxiliar aos outros como puder.

Capricórnio – Terra Cardinal

Terra: Prático e realista. Observa e avalia objetivamente o mundo a sua volta. Lida primariamente com o mundo físico e concreto, acumulando bens materiais. É cauteloso e planeja muito bem os seus próximos passos, sempre baseado na realidade e nos fatos. Cardinal: Ativo, auto-motivado e independente. Inicia novas ações com muita pressa, impulso e ambição.

Capricórnio é prático e objetivo. Com muita ambição corre atrás do que quer, sendo sempre realizações sólidas e concretas. Por isso pode focar muito na carreira e em realizações materiais. Agindo ativamente no mundo material, consegue ser muito realista, prevendo e evitando todos os riscos desnecessários e traçando sempre um rumo certo, com a garantia de bons resultados. Muito cauteloso, não avança por onde o sucesso é duvidoso. Auto-motivado e confiante sabe se posicionar na vida, se destacando pelos resultados do seu trabalho e esforço.

Touro – Terra Fixa

Terra: Prático e realista. Observa e avalia objetivamente o mundo a sua volta. Lida primariamente com o mundo físico e concreto, acumulando bens materiais. É cauteloso e planeja muito bem os seus próximos passos, sempre baseado na realidade e nos fatos. Fixa: Estável, persistente, seguro de si e inflexível. Mantém-se firme em sua posição, avançando de modo lento e firme.

Touro é estável e paciente, sabe esperar o momento certo para tudo sem pressa. Para ele o mais importante são realização sólidas e consistentes não importa quanto tempo demore. Persistente, permanece firme até o fim onde muitos desistem. Forte percepção do mundo material, sendo mais sensível ao toque, sabores e cheiros. Além de uma forte percepção visual, lhe permitindo ter uma visão estética e atento as belezas materiais. Lida muito bem com dinheiro e bens materiais, adquirindo e acumulando riquezas de ótima qualidade e durabilidade, tendo preferencia por bens e relacionamentos que perduram por uma vida inteira, além de manter as finanças em dia garantindo lhe segurança e conforto.

Virgem – Terra Mutável

Terra: Prático e realista. Observa e avalia objetivamente o mundo a sua volta. Lida primariamente com o mundo físico e concreto, acumulando bens materiais. É cauteloso e planeja muito bem os seus próximos passos, sempre baseado na realidade e nos fatos. Mutável: Flexível, compassivo e adaptável. De forma muito dinâmica se adapta rapidamente a qualquer situação, mudando com muita facilidade e lidando com vários assuntos diferentes ao mesmo tempo.

Virgem é prestativo e sistemático. Tem uma visão dinâmica do mundo material, conseguindo lidar com várias tarefas e deveres diferentes com excelência. E é justamente por essa visão ampla do mundo físico que ele é analítico, atento aos detalhes, além de ter uma grande capacidade para organizar o mundo a sua volta. Ele estabelece rotinas, o que lhe permite sempre estar atento a tudo e lidar com várias questões da vida cotidiana ao mesmo tempo. Flexível, sempre consegue adaptar suas rotinas à mudanças inesperadas nos eventos. Desta forma é um trabalhador muito dinâmico e prestativo, sempre pronto para lidar com qualquer tipo de situação profissional ou cotidiana.


Atenção!

Reforçando mais uma vez, não estamos falando de Signo Solar! Que é a posição do Sol no momento do seu nascimento. Para alguém que nasceu aproximadamente entre os dias 21 de Dezembro e 21 de Janeiro lhe é atribuído o Signo de Capricórnio (fulano é Capricorniano). Isso na verdade quer dizer que o Sol desta pessoa está no Signo de Capricórnio (não é a constelação de Capricórnio e sim o Signo). Além do Sol, toda a pessoa tem em seu Mapa Astral a Lua, tendo também um Signo Lunar. Além disso, há um Signo para cada planeta: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Também há Signos para pontos relevantes como Ascendente, Descendente, Meio do Céu e Fundo do Céu. E um Signo para cada uma das 12 Casas, além de planetas nas Casas, aspectos entre planetas e regências. Sendo todos esses pontos muito relevantes.

Portanto, sua personalidade não é descrita por apenas 1 único Signo, mas sim por um Mapa Astral completo que contém todos os 12 Signos. Onde cada Signo é ativado de uma forma diferente dependendo da configuração do Mapa.

Se você leu apenas a descrição do seu Signo neste artigo e não se identificou, isso é ótimo! Pois não estamos falando da interpretação do Sol nos Signos. Para isso é necessário compreender bem o que o Sol representa e o que ele ativa num Mapa Astral, e isso é assunto para outras postagens.

Este artigo apenas estudou a estrutura de formação dos Signos.

Astrólogo, Engenheiro e Programador.
Em breve também Pianista, por quê não?
Sol em Capricórnio, Ascendente em Libra, Lua em Peixes.

Tenho constante interesse por assuntos relacionados à espiritualidade e desenvolvimento do ser. Estudo Astrologia há 8 anos fazendo cursos, devorando livros e assistindo palestras. Atualmente estou investindo em formação profissional e especializações.

Quando um engenheiro enxerga um problema, ele encontra uma solução. E é isso o que vejo na Astrologia. Ela não serve para julgar ninguém, muito menos para justificar problemas e defeitos que acabam só levando ao conformismo de uma vida ruim. Muito pelo contrário! Através da Astrologia encontramos soluções, ela ajuda a compreender quem somos e nos ensina a usar nossos potenciais, permitindo assim direcionar a vida conscientemente.

Consultas por WhatsApp: (11) 98429-9452

Contribua você também, deixe um comentário.

This site employs the Wavatars plugin by Shamus Young.